No Trânsito

Em cruzamento sem sinal nenhum, quem tem preferência? Resposta mais gentil: a vida tem preferência, ou seja, ceda sempre aos neuróticos e siga feliz. Resposta técnica: quem vem de sua direita. Se você é que vai à direita do outro veículo, você tem a preferência.
A seta tem de ser ligada com antecedência, não adianta ligar em cima da hora. Isso é importante para pedestres e outros motoristas.
Nunca saia de uma garagem velozmente, você pode matar alguém! Sempre antes de mudar de pista ou converter à direita ou esquerda, dê uma olhada nos retrovisores.
Deve-se dirigir com os polegares da mão para cima e fora do volante, principalmente se o veículo não tiver direção hidráulica. A razão para isso é que se a roda se chocar contra um tronco, um buraco ou uma pedra grande, o volante pode girar violentamente prendendo os polegares e até mesmo quebrando o dedo.
Usuários de celular levaram meio segundo a mais para reagir a estímulos do que uma pessoa em condições normais e um terço de segundo a mais que motoristas sob efeito do álcool

No seu carro

Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.
Pneus muito cheios diminuem a aderência e com pneus mais vazios gasta-se mais gasolina, mas aumenta-se a aderência e a segurança. Os pneus devem ser calibrados conforme manual do veículo e de acordo com o peso da carga.
Vai viajar? Distribua o peso da bagagem no porta-malas. Isso melhora a estabilidade do automóvel.
Em veículos equipados com os modernos freios ABS (antitravamento) deve-se, em caso de emergência, pressionar o pedal do freio com firmeza sem aliviar e caso necessário pode-se virar a direção sem perder o controle.
Ao transportar objetos no veículo utilize sempre o porta-malas, procurando colocar os objetos mais pesados encostados ao encosto do banco traseiro, assim o peso fica melhor distribuído.
Faróis ligados, seja dia ou noite, cidade ou estrada, não as lanternas não, são faróis mesmo, garante a visibilidade e a segurança.
A cada duas trocas de óleo, troque o filtro de óleo, salvo se o manual do carro diz em contrário.
Não espere as velas de ignição e o filtro de álcool ou gasolina entupirem e o carro enguiçar para trocá-los. Eles são baratos, troque-os ao menos uma vez por ano.
Sempre tenha uma maleta de ferramentas, lanterna, pilhas, uma vela e fósforos como ferramentas de reserva na cidade ou estrada.
Coloque água no radiador com o carro frio.

Nas estradas

Não use os freios em curvas, prefira a redução ou freio motor.
Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento e quem bate atrás sempre está legalmente sem razão.

Sua segurança

Segurança: os alarmes só fazem barulho e não oferecem tanta segurança assim, coloque uma tranca carneiro mais o alarme.
Evite insulfim (filme escuro) no pára-brisa, nos outros vidros não há problema. Vantagem: conforto dos olhos, conservação do interior do veículo e discrição.
Crianças só no banco de trás, principalmente de 10 anos para baixo, é lei!
O uso do cinto de segurança diminui muito as probabilidades de mortes nos acidentes e é obrigatório.
Cuidado com o farol alto no rosto dos motoristas que vêm em sentido contrário a você na estrada, ofuscando-os eles podem perder muito a visibilidade e o controle do carro e bater de frente em você.
Discussão e brigas no carro? Muito arriscado. Pare o carro, saia e brigue lá fora, depois volte e siga viagem. Se não houver jeito, pare o carro, espere a harmonia se restabelecer no ambiente.
Usar o cinto de segurança com folga entre o cinto e o corpo do ocupante é muito perigoso. O cinto tem a função de desacelerar o corpo junto com a desaceleração do veículo. A folga do cinto permite que o veículo desacelere enquanto o corpo continua na mesma velocidade. Assim, quando o corpo eliminar a folga do cinto ocorrerá um choque entre o corpo do ocupante e o cinto. Dê atenção à isso.
O uso do cinto de segurança em veículos com air-bag é muito importante. O air-bag se infla muito rapidamente, podendo gerar um choque maior que o próprio acidente.
O uso do banco muito próximo também é perigoso em veículos com air-bag, mesmo com a utilização do cinto de segurança. O air-bag tem uma zona de eficiência, que é uma distância específica do volante ou painel (no caso do air-bag do passageiro). Da mesma forma um banco muito afastado ou reclinado, pode tirar toda eficiência do air-bag.
Crianças pequenas, gestantes, idosos e até mesmo assento de bebês não devem ser transportados em assentos com air-bag. Alguns veículos (principalmente caminhonetes) já possuem um dispositivo para desativar o air-bag no caso de ter que se transportar os indivíduos descritos acima.
Evite som alto enquanto tiver dirigindo, atrapalha os reflexos e desconcentra a atenção; e evite falar demais quando estiver ao volante, desconcentra muito mais. Celular, nem se fala! Existem vários casos de morte por se usar o celular, tanto de pedestres quanto de motoristas também.
Motoristas que falam ao telefone celular enquanto dirigem correm mais risco de causar acidentes do que condutores alcoolizados, segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido.
Não utilizar aparelhos celulares durante o abastecimento. Desligue-os antes de descer do seu veículo quando parar para abastecer. É um engano pensar que os telefones celulares não se inflamam em contato com combustível ou vapor de gasolina. É verdade que os aparelhos celulares mais modernos (que acendem quando as teclas ou campainha são acionadas) descarregam energia suficiente para provocar uma descarga elétrica.